Junior Dread.jpeg

JUNIOR DREAD

BIO

Nascido e criado na periferia da Zona Norte de São Paulo Junior Dread é um artista ímpar , que há 20 anos faz da sua música o veículo de uma mensagem positiva e universal, capaz de conectar, unir, inspirar e impactar os mais diversos tipos de pessoas, faixas etárias e nacionalidades.
   Seja como cantor ou como ativista cultural , seu trabalho vem para quebrar barreiras e cruzar fronteiras, inspirando todos que tem a chance de ouvir a sua música e conhecer a sua história.
   O amor pela música negra em geral e a paixão pela música reggae o fez se aprofundar em sua cultura o levando a desenvolver um trabalho de destaque no Brasil e fora dentro segmento, o  que o torna capaz de trabalhar com os maiores nomes da cena nacional e internacional participando de shows e festivais em todo Brasil e fora , da Europa ao Japão , dos EUA a Austrália,  da Nova Zelândia a Costa Rica.
    Foi no ano 2000 que iniciou sua carreira profissional como vocalista e compositor da banda Reggae Style que alcançou grande projeção no estado de São Paulo a ponto de ser apadrinhada por Fauzy Beydoun da Tribo de Jah,  Banda de renome nacional.
   Fauzy através do seu selo “Central Reggae” tornou a banda sucesso nacional no cenário reggae , os levando a se apresentar de norte a sul do país abrindo shows da Tribo de Jah em grandes festivais como Festival Internacional de São Luís do Maranhão para mais de 5 mil pessoas, Festival Ceará Music para mais de 50 mil pessoas e o festival Carnareggae para mais de 80 mil pessoas na praça Charles Müller em Sp,  além de diversas casas de shows e eventos em geral divulgando a tour do álbum “Em meio ao caos” lançado pela gravadora Indie Records.
   Em 2005 Junior Dread participa da música e videoclipe de “Exército do Rap” da dupla “Heliao & Negra Li” lançado pela gravadora Universal , o videoclipe ganha o prêmio de melhor videoclipe de rap do VMB premiação realizada pela MTV.
Em 2006 Junior Dread deixa a banda para participar ativamente da fundação do projeto CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social) focado em realizar oficinas profissionalizantes e ações sociais, além de promover cultura e eventos musicais como alternativa  para comunidades na periferia da região da Vila Guilherme, Vila Ede, Jardim Brasil e Vila medeiros na zona  Zona Norte de São Paulo.  O projeto se torna referência na área de cultura em São Paulo e conquista uma sede oficial no Terminal de Cargas na Vila Medeiros.
Em 2007 volta a desenvolver projetos paralelos como um dos vocalistas do “Echosoundsystem” e da crew  “7 Velas”,  enquanto foca  em produzir e gravar com produtores internacionais.
No final do ano participou junto com a cantora Negra Li do “Show da virada” no réveillon na Av. Paulista para mais de 1 milhão de pessoas.
   Após gravar uma série de “Dubplates” ( Sons exclusivos para Djs ) para produtores da França , Escócia e Londres é convidado a fazer sua primeira tour internacional no Japão. 
A partir daí começou a ser ter seu trabalho reconhecido na cena do DUB europeu.
   Em 2010 lançou o vinil “No time fi run” em parceria com os escoceses do Mungos Hifi e fez uma tour por diversas cidades da Alemanha junto da cantora Negra Li e Djs brasileiros e alemães.
Já em 2011 lançou a música e vídeoclipe “Não deixe de lutar” com participação do MC Black Alien , o videoclipe da música chegou a fazer parte da programação da MTV .
Junto com a dupla inglesa  Kahn& Neek participou do album “Rise” lançado em
Vinil na Europa e foi sucesso de vendas com mais de um milhão de plays no youtube e que o fez ser convidado a fazer mais uma tour de shows na Austrália , Nova Zelândia e diversos países da Europa (Londres, Espanha, Portugal e Rep Tcheca) 
   De 2011 a 2012 continuou lançando uma série de singles junto a diversos produtores de São Luís do Maranhão, Espírito Santo , Rio de Janeiro e São Pualo.
O que o fez participar de grandes festivais de reggae em Belém, Recife, Fortaleza, São Luis do Maranhão , Natal, Minas Gerais , Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2012 lançou o EP IWA , sucesso de vendas com mais de 10.000 cópias vendidas de forma independente o que o impulsionou a ser convidado por 2 meses para abrir todos os shows da tour brasileira da lendária banda jamaicana “The Gladiators”.
Após a tour foi indicado pela revista Reggae Brasil como artista revelação e ganhou o prêmio,  se apresentando no festival “Melhores do Reggae” ao lado dos maiores nomes da cena nacional em um evento para mais de 4 mil pessoas no “Central Do Brasil” na zona leste.
    De 2013 a 2014 seguiu fazendo shows da tour do EP IWA pelo Brasil até ser convidado para mais uma tour de shows pela Europa , se apresentando em Londres no Reino Unido , Portugal, Espanha e República Tcheca.
   Em 2015 foi convidado a fazer parte da gravadora independente URK Music e em 2016 lançou o álbum “Saiba Viver” produzido por Alexandre Basa ( produtor de Black Alien,  Instituto) e por ninguém menos que Junior Marvin, lendário guitarrista do maior ícone do reggae mundial , o jamaicano 
Bob Marley.
   Em 2016 fez 2 shows de lançamento do álbum acompanhado de Júnior Marvin na guitarra em um show histórico no festival “Encontro das Tribos” e  uma aparição no programa de TV The Noite” com Danilo Gentili também acompanhado do lendário guitarrista.
Ao lado do jamaicano Yaadcore fez  uma série de shows e tours em Minas Gerais , Rio de Janeiro e são paulo, depois uma tour pelo Brasil abrindo shows de várias atrações internacionais de norte a sul do país e mais uma tour internacional de shows nos EUA e depois na Europa com shows na Espanha, Escócia, Londres e Portugal.
Também em 2016 o Projeto Cicas , através de intensa mobilização junto a diversos coletivos culturais e a órgãos do governo consegue junto a prefeitura revitalizar um casarão abandonado na região da Zona Norte o tornando uma das principais casas de cultura de São Paulo.
O Casarão Cultural da Vila Guilherme.
  Em 2017 realiza uma série de eventos culturais em parceria com o Casarão Cultural e uma série de shows nos CEUS, casas de cultura e “Fábricas de Cultura” de São Paulo.
  No ano de 2018 Junior Dread  continua a rotina de shows pelo Brasil até que é convidado a participar do projeto “Reggae in Concert” junto a Orquestra Jazz Sinfonica em uma apresentação de dois dias no Memorial da América Latina e que foi transmitido pela TV Cultura.
  Em 2019 é convidado para mais uma tour de shows na Europa com shows na Espanha e pela primeira vez na França, Suíça e Costa Rica. Ainda em 2019 realiza mais uma tour de shows pela costa oeste dos EUA e a segunda no mesmo ano na Costa Rica.
   No Brasil faz mais uma tour pelo Nordeste com shows em Fortaleza, Natal, Fernando de Noronha, Aracaju, Bahia , Jericoacoara e Belém do Pará.
   Em 2020 lança a música “Estresse” produzida pelo produtor Devasto com participação do sucesso teen Vitão e grandes nomes do rap nacional como Rashid e CorujaB6.
   No começo de 2020 faz mais uma série de shows em São Paulo e mais uma tour pelo Nordeste com shows em Natal, Jericoacoara e Fernando de Noronha.
Então veio a pandemia do Covid 19 e com o cancelamento de shows e festivais Junior Dread se muda para Camburi Litoral Norte de São Sebastião e passa a lançar apenas singles e videoclipes junto a produtores brasileiros e internacionais.
Desde março de 2020 o Casarão Cultural permanece fechado para eventos , realizando apenas “Lives” e oficinas previamente gravadas.
  Em julho de 2021 Junior Dread lança o álbum “Equality” produzido por Dubkaz do Japão.
O álbum vem alcançando um grande número de plays nas plataformas digitais e fortalecendo o nome do cantor no cenário internacional.

Em outubro o cantor fez sua primeira tour no México com uma série de shows na capital.
Agora com a vacina o mundo retoma a normalidade, o cantor prepara mais uma tour de verão no BRASIL.

 

JUNIOR DREAD

BIO

Born and raised on the outskirts of the northern part of São Paulo, Junior Dread is one of the main names in national reggae music and is increasingly gaining space in the international market.

In 15 years of career, he has already accumulated hundreds of presentations in the main states of Brazil alongside big names in Brazilian and world music and since 2008 he has been performing in several countries on tours in Japan, United States, France, Germany, Australia, New Zealand , Costa Rica, Spain, Czech Rep, Scotland, Portugal and Mexico.

 Their first official album "Saiba Viver" was co-produced by Junior Marvin, guitarist for Bob Marley.

 In 2021 he released the album "Equality" on vinyl, produced by the renowned Japanese producer DUBKAZ and toured internationally in Mexico and several cities in Brazil.

In 2022 Junior Dread performed another tour in Mexico, USA and southern Brazil.
In August and September there is another concert tour in the USA.